quinta-feira, 26 de abril de 2012

Olimpíada de Língua Portuguesa 2012


 
Está aberto o período de inscrições e adesões para a terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os estudantes desenvolverem práticas de leitura e escrita. As inscrições vão até 25 de maio.

Podem participar professores e estudantes da rede pública de ensino do 5º ano do ensino fundamental (EF) ao 3º ano do ensino médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º ano EF; Memórias Literárias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º do EM; Artigo de Opinião no 2º e 3º anos EM. Todos os inscritos passarão a receber gratuitamente a revista “Na Ponta do Lápis” e farão parte da comunidade virtual Escrevendo o Futuro.

Histórico

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro fundamentou-se na experiência do Programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social e pelo Cenpec. Criado em 2002, o Programa constituía uma estratégia de mobilização dos professores por meio de um concurso de produção de textos, que teve três edições voltadas para professores de 4ª e 5ª série do ensino fundamental.

Em 2007, foi firmada parceria com o Ministério da Educação, o que possibilitou ampliar a abrangência das ações e a quantidade de anos escolares atendidos por essa iniciativa que passou a ser denominada Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, tendo sido incluída como uma ação do Plano de Desenvolvimento da Educação.

Em 2010, ano da 2ª edição da Olimpíada, inscreveram-se mais de 140 mil professores com uma estimativa de cerca de 7 milhões de alunos de 60 mil escolas públicas localizadas em quase todos os municípios do país (5.498).
Fonte: http://www.sed.ms.gov.br/

terça-feira, 17 de abril de 2012

DIA NACIONAL DA LITERATURA INFANTIL

“Contação de Histórias” para comemorar o Dia Nacional da Literatura Infantil

Em comemoração ao Dia Nacional da Literatura Infantil, a Escola Estadual Eldorado, realiza uma “Contação de Histórias” apresentada pelos alunos do 9º ano B, vespertino. A iniciativa da professora de Arte, Marinete Mondador de Lima, que desenvolve um projeto de leitura com orientação dos coordenadores de área professores Deivid Henri Silva e Maria José de Oliveira, que nesta semana apresentam atividades lúdicas com histórias de Monteiro Lobato.



DIA NACIONAL DA LITERATURA INFANTIL

"CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS"





FORMAÇÃO CONTINUADA - IMAGENS














FORMAÇÃO CONTINUADA

Realizou no dia 30/03/2012 a Formação Continuada orientada pela SED, conforme Calendário Escolar. A Diretora-Adjunta Profª Rosângela Guedes introduziu os estudos, falando sobre o tema da formação “Concepção de Currículo”, que a aprendizagem escolar está diretamente vinculada ao currículo, pois o mesmo é organizado para orientar, dentre outros, os diversos níveis de ensino e as ações docentes.  E juntamente com a Coordenadora Pedagógica, Profª Rumilda Gonçalves Fernandes deram os procedimentos para a organização dos estudos, dividindo os participantes em equipes. As ações de estudo se dividiram em três etapas: a leitura da parte introdutória do Referencial Curricular, pp 11 a 49, realizada na sala de tecnologia educacional. A segunda etapa, a elaboração da síntese preliminar pelos professores participantes, na qual foram registradas em papel manilha e outros em documentos Word ou Power-Point; e a terceira etapa, a apresentação, aos participantes, da síntese em forma de seminário, momento que gerou a discussão sobre o tema, no qual foram registrados alguns pontos de destaque.


terça-feira, 10 de abril de 2012

CAPOEIRA

PROJETO CAPOEIRA
O Projeto funciona através da parceria e trabalho voluntário, direcionado a comunidade escolar. Tem como perspectiva ensinar aos futuros cidadãos um pouco da cultura e com isso afastá-los da marginalidade, drogas, dentre outros males que afetam a sociedade.
Assim, o Projeto tem como objetivo educar através da cultura; transmitir a cultura popular, visando seus diversos aspectos; desenvolver o prazer pelo esporte bem como aprimorar a cooperação, a união e companheirismo; integrar a família no meio cultural e na escola.
Participam do grupo de capoeira os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental sob a orientação do Prof. Odair que com muito esforço e dedicação busca melhorar a autoestima das crianças.
O Projeto Capoeira atende as nossas crianças, e é realizado em parceria com Prof. Odair e a escola que cede o espaço para que as aulas sejam realizadas duas vezes por semana.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

PROFUNCIONÁRIO REALIZA TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO NA ESCOLA

Cursistas do Profuncionário realizam trabalho de conscientização sobre a conservação e limpeza com o intuito de melhorar o ambiente escolar e preservar o patrimônio público, promovendo uma integração entre o conhecimento e a emoção, despertando no aluno uma reflexão prática, e também para resgatar valores humanos como solidariedade, ética, respeito pela vida, responsabilidade, honestidade, amizade, entre outros.