Redações premiadas no Concurso de Redação realizado na Semana de Prevenção do Consumo ao Álcool - 2012
Escola Estadual Eldorado
Aluna: Milena de Souza Moraes
9º Ano Turma: A Turno: Matutino
O Consumo do álcool na juventude
Engana-se quem acredita que o consumo de álcool na juventude seja em pequena parcela. Nos dias de hoje, várias pessoas começam a beber desde muito novo, por alguns motivos, tais como: sentir-se mais deslocado entre os amigos, para chamar a atenção de algum indivíduo ou até mesmo dos pais, entre outros.
Em uma Sociedade onde se vive com uma tradição de um carnaval que apresenta a liberdade de modo extremo, pessoas principalmente nesse período, abusam da sorte e acabam se deixando levar pela alegria do momento. E a partir disso sentem a curiosidade de experimentar um caminho que ás vezes não tem volta.
O álcool mesmo sendo uma droga lícita, pode causar danos irreparáveis, e mesmo sabendo desses danos, grande parte da população consome de forma irresponsável, fazendo assim mal a si e a outros inocentes. Os jovens de agora começam a beber falando principalmente, “é só hoje, a manhã, eu paro”, mas esse amanhã, em alguns casos, nunca chega.
Por fim, vale ressaltar que o álcool na maioria das vezes, muda a personalidade das pessoas que a consomem, de tal maneira, que podem acabar com suas famílias. Não vale a pena jogar sua vida fora por coisa tão banal. Pense nisso e viva melhor.
Escola Estadual Eldorado
Aluna: Tanise Sara Leandro Soares
3º Ano Ens. Médio Turma: A Turno: Matutino:
Alcoolismo e suas consequências
Se nos importássemos com os verdadeiros problemas de nossa sociedade, com certeza o mundo não estaria este caos como esta hoje. Ouvimos dizer tanto sobre o alcoolismo na juventude, mas será que estamos fazendo alguma coisa contra isso? Ou nos importamos apenas com os assuntos ligados a economia do país e nos tornamos desumanos?
O maior problema do alcoolismo é que ele atinge a maioria dos nossos jovens, até mesmo os que não têm idade para o seu consumo. Quantas vezes vemos famílias acabadas, lares desestruturados e sonhos destruídos por causa dessa droga.
Drogas que levam jovens cada vez mais a arriscar sua vida por tão pouco, jovens que deixam tudo para viver em prol desse vício que os levam a decadência. Muitas vezes começam por curiosidade, ou por influência da própria sociedade que os rodeiam, ou até mesmo para provar que já estão adultos para encarar seus problemas sozinhos.
Se não enxergamos o que esta acontecendo nunca vamos poder ajudar, claro que o jovem precisa querer ser ajudado antes de tudo. Só assim conseguiremos acabar com essa mal. Porque a maioria dos jovens entram no mundo do alcoolismo, mas nem todos eles conseguem sair.